.

domingo, 23 de março de 2008

:: O poderoso mosquito ::


Meu neto Lucas, 5 anos,preocupado ao acabar de ver na TV que crianças estão morrendo ou doentes vítimas da Dengue perguntou se na nossa casa ( apartamento no quinto andar de edificio na Zona sul próximo de um arroio sujo e fedorento) tinha mosquito da dengue? A expressão do menino era de preocupação e a pergunta um apelo.

Sete capitais correm risco de epidemia de dengue
Pelo menos 30 cidades brasileiras, incluindo sete capitais, apresentam a mesma combinação que levou o Rio à epidemia de dengue neste ano: alta infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, aumento do vírus do tipo 2 - um dos mais agressivos - e um número considerável de pessoas suscetíveis à contaminação, de acordo com cruzamento de dados entre o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), do Ministério da Saúde, com mapas de circulação dos vírus da dengue.
RS permanece em alerta contra a Dengue
O Rio Grande do Sul permanece em estado de alerta contra a dengue. Apesar de todos os 26 casos notificados neste ano serem importados de outros estados e nenhum considerado autóctone (contraído no RS), a vigilância deve ser constante e insistente. Isso porque os ovos do mosquito transmissor da doença podem sobreviver por até um ano e eclodir durante as próximas chuvas ou estações quentes e assim, aumentar as chances de a doença ser reintroduzida no Estado, pois ainda é recente, o vírus circulou aqui no ano passado".
O alerta é do secretário estadual da Saúde (SES), Osmar Terra, cuja pasta mantém vigilância permanente sobre a doença e o combate ao mosquito transmissor
( DESCOBERTO FOCO NUMA ESCOLA DO BAIRRO PARTENON EM PORTO ALEGRE, CRIANÇAS E PROFESSORES COM SINTOMAS)
No Rio o Exercito nas Ruas
O Rio de Janeiro está até com o Exercito Brasileiro na ruas , mas o mosquito já venceu as primeiras batalhas e ali a guerra já está sendo perdida.
Ha quanto tempo a mídia, as campanhas estão alertando para isso?
Foram contratados milhares de agentes para cuidar disso e o mosquito está vencendo.
Na minha casa isto virou combate permanente.
Zumbiu no meu ouvido levanto com spray na mão e vou ferrando-os , vale chinelo, toalha, camiseta, qualquer coisa. No condimínio ando pelos cantos procurando agua onde eles possam proliferar. Não combato só o Aedes, todos que voam e zumbem são meus inimigos. Fui fazer churrasco na churrasqueira docondomínio e queimei folhas de eucalipto, ando atrás de bosta de vaca seca para queimar. Faço a minha parte quase doente.
Afinal, o que foi feito para evitar, quanto se gastou nisso inutilmente?
Porque este povo não faz as coisas como deve ser feito?
Porque não andam pelas ruas os " fumacinhas", que se não matam chamam á atenção das pessoas para o combate a todo o tipo de mosquito?
Infelizmente, muita gente precisa morrer "neste peizzz", como nunca, para que se de atenção a córregos sujos, canais fedorentos, águas paradas, lixo.
Estamos prontos para ver muita gente morrer.
Prontos como País sem saneamento básico ( e olha que é aí que se rouba mais nas propinas, imaginem se não fosse).
OS RATOS
Esperem pela leptospirose com o tanto de rato que temos por aí. Mas isto será depois de nossas crianças, nossos amigos, as pessoas que não conhecemos e as que conhecemos - dizem que Luciano Hulk está com Dengue, mas ele não depende do SUS e da emergencia pública - os outros morrem de Dengue hemorrágica.
Mas, como diz o presidente e a ministra do PAC..." nunca neste peizzz".
Infelizmente para eles, estão perdendo para um mosquito.