.

sexta-feira, 21 de março de 2008

:: Baldino se defende ::


Tive uma boa conversa com o presidente afastado do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil de Porto Alegre, Ricardo Baldino , que disse ter tomado conhecimento no meu blog e no site do Prévidi , da defesa que fiz diante da matéria publicada por ZH com o titulo:


Senhores dos Sindicatos, ou Sindicatos com Donos.

E em forma de desabafo transcrevo aqui na forma de carta, ou depoimento o que disse-me Baldino:

não pretendo colocar-me entre os “ anjinhos” do movimento sindical e político, gostaria de dar aos teus leitores minha versão para as “denuncias” ali contidas, que resultaram em reforço para a ação do Ministério Público, análise da senhora juíza que determinou o meu afastamento e de outros dois companheiros da direção do sindicato dos trabalhadores na industria da construção civil.

Abro parênteses para dizer que todos os demais companheiros de chapa tiveram seus nomes e mandatos referendados em assembléia geral realizada no ultimo dia 13/03/08.
Garcia, as denúncias afirmam que entre outros “crimes” por mim cometidos estavam o de estelionato, formação de quadrilha e falsificação de documento público, referindo-se a processos nesse sentido.

Ao que respondo em juízo na minha defesa com o arquivamento e rearquivamento do inquérito conforme documentos públicos.
Outro fato e sua versão, de que falsifiquei assinatura em carteira de trabalho, porque a empresa a qual me vinculava estava inativa e a assinatura ali aposta era falsa.

Não é verdade como provam registros da empresa referida na Junta Comercial, na Prefeitura de Guaíba, no INSS e na Receita Federal e na procuração dada ao contador da empresa.

Tudo isso facilmente comprovavel em investigação pública!
Tudo está na minha defesa com riqueza de documentos á disposição inclusive de ZH .
Mais adiante nesta reportagem de ZH, a propósito da existência de um Instituto ( legalmente constituído) presidido pelo meu filho,advogado Rafael dos Santos e Souza ( insistentemente chamado de Rafael Baldino - com clara intenção de marcar meu nome) ,que em leilão público comprou parte da sede metropolitana do sindicato e a colônia de férias na praia, nada existe de crime, porque o leilão foi legal e a compra também, o que preservou o patrimônio do sindicato, já que no futuro poderá ser novamente adquirido; salvo de cair em mãos que não tenham nenhuma relação afetiva com o sindicato.

Faço parentenses para te dizer que sindicatos e empresas tem seus braços sociais através de intitutos e ou fundações
Ressalvo que todos os sindicatos tem com a Previdência Social processos por falta de pagamento, pois, nem sempre os setores estão aquecidos -como o nosso está agora, o que faz cair a arrecadação e os problemas financeiros acontecem. O nosso não seria diferente, mas estamos negociando e tentando pagar – porque para os sindicatos não tem Time Mania.

Enfim, o que quero dizer é que a reportagem não foi fiel, nem investigativa, nem tratou as partes em igualdade.

Não basta dizer que fulano não foi encontrado, que beltrano não tinha os documentos na hora.

Então quer dizer que quando um jornal acusa ( porque não é denúncia), os acusados tem que estar com os documentos em mãos ?

Se os repórteres João, tivessem tido a preocupação em investigar teriam encontrado os documentos que estão no processo, na minha defesa. O que questiono é se seria esta a intenção, já que nenhum sindicato vinculado a CUT foi " investigado" ou denunciado. Seriam todos e são corretos nas suas politicas e administrações? lembro que o Simpro, João, está sendo processado inclusive por estelionato com problemas no Tribunal de Contas da União, nos ministérios publicos Federal e Estadual e corre contra este sindicato processos em segredo de justiça por Assédio Moral e Assédio Sexual de dirigentes contra funcionários.E mais, o Simpro tem uma fundação- ECarta -legalmente constituída.

Repito, este sindicato é da CUT e não foi motivo da denúncia e seus dirigentes também estão lá por décadas.

Foi justo o que fizeram comigo e a quem interessava ?

O jornal agiu com lisura e tratou com igualdade ?
Porque tudo isso?

A história é longa e começa com o meu rompimento com o MR8 ( Movimento Revolucionário 8 de outubro) , passa por minha oposição a CUT , noutras centrais sindicais, no meu posicionamento político partidário, sempre em oposição ao PT e porque recentemente fui convidado a ajudar na organização do sindicato dos professores universitários de Canoas, contra o Simpro, que é o sindicato dos professores particulares e está na CUT.
Minha defesa está pronta, entregue a advogados competentes como o doutor Luis Francisco Correa Barbosa e vou provar que estas "denuncias e acusações são falsas"

A GUERRA POLITICO PARTIDÁRIA

Baldino é mais antigo no movimento sindical que o próprio Lula e por muitas vezes estiveram juntos em lutas dos trabalhadores, mas Baldino nunca esteve no PT e todas esta movimentação jurídica começou com a CUT que através dos seus sindicatos interfere na vida sindical de outros.

No episódio da assembléia geral do sindicato dos trabalhadores da construção civil distribuíram panfletos contra Baldino nos canteiros de obras, mandaram carros de som ( sindicato dos metalúrgicos) para a frente das obras e no dia da assembléia infiltram alguns trabalhadores para protestar.

A CUT perdeu.
Baldino disse ainda que ZH não deu sua versão, mas esta documentação foi entregue ao diretor-vice presidente da RBS, Afonso Motta.

Aos que sabemos será motivo de debate nas reuniões de pauta do jornal, que mais das vezes tem sido cuidadoso em evitar injustiças.

Na real, esta luta entre sindciatos e suas representantes em nivel nacional são comuns, fraticidas, duras e cheias de nuances o que não dá é para a mídia tomar partido.