.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

:: O MEDO DA POBREZA ;;

Ronaldo de Assis Moreira,o Ronaldinho Gaucho,R10,aproxima-se do apogeu da carreira com uma nódoa comportamental que não fará homenagem.
Ronaldinho tem origem humilde na infancia,mas não foi assim na adolescencia e na maturidade,quando começou a conhecer e conhece a opulência.Os primeiros anos foram difíceis,mas em nada comparados ao do irmão Roberto,o Assis.
A historia da Familia Assis Moreira pode ser roteiro de filme,mas dependendo do diretor com bom ou triste final.

Add caption
Tenho comigo a tese que os Assis Moreira,apesar da fortuna tem medo de ficarem pobres outra vez.Dizem que não tem como,mas se gastar a rodo e investir errado podem perder sim.Não é o que quero,porque aos outros desejo só sucesso e fortuna.Para todos,aliás.
Conheço o bairro a que me refiro,onde viveram e vivem os Assis Moreira,moro ali nos ultimos 10 ou mais anos.Conheço campo do Periquito,os tios citados aqui,os amigos de infancia do R 10,como aquele rapaz que vende churrasquinhos na esquina do supermercado Calvin e diz que quando menino emprestou uma chuteira ao R 10 que não devolveu mais,nunca mais.
O bairro tem orgulho do filho famoso,mas também muitos criticos,protegendo Ronaldo,dirigem os insultos ao irmão Roberto,managger do garoto famoso.
Por questão de principios,gostaria de ver o R 10 reverenciado na sua cidade,no seu Estado.Ainda é Ronaldinho Gaucho e o orgulho pampeano não me deixa querer mal a ele.Sei que é difícil,especialmente quando as pessoas famosas não tem a dimensão da sua humanidade,portanto falíveis,mesmo tendo fortuna e milionários.
Aos poucos foi desmoronando a admiração dos gauchos pelo R 10 e seu irmão-este ainda mais odiado- especialmente pelos gremistas.Ambos por duas vezes deram bola nas costas do Gremio,clube que projetou os dois,primeiro Roberto,depois Ronaldo.
Onde vai acabar tudo isso?Os investimentos sociais e comerciais não deram certo.O Instituto para a infancia acabou em frustração comunitária e pior,numa CPI na Camara de Vereadores de Porto Alegre e a casa noturna Planet Music Hall interditada pela Justiça por ter proporcionado desavenças que fora resultaram na morte de um rapaz.
Incrível o desconhecimento da familia Assis Moreira da Historia dos gauchos.Não saber que Gremio e Internacional representam Chiangos e Maragatos,a essência da índole gaucha .Lá nas guerras fraticidas entre irmãos ous e era ou ou outro,assim é o grenalismo,no Estado onde a fidelização do torcedor é a maior do Brasil.
Ao ferir o Gremio,feriu metade dos gauchos e ao ferir por duas vezes parte da  outra metade também não gostou.
Certo treinador de futebol me disse que Roberto trata o Ronaldo como uma prostituta do seu prostíbulo,oferecendo-a desfrutadamente.Mesmo assim  vendo a figura paterna que se tornou Roberto não consigo desgostar dele.Acho que defende o irmão contra o que for preciso porque prometeu que cuidaria dele e da familia e nisso é um pitbull.;
Como gostaria que fosse diferente,porque a imagem que fiquei do R 10 é a do  menino campeão do Mundo juvenil,aquele que a todos atendia com um sorriso escancarado e não este irresponsável(pelos erros que comete) criado a partir a mágoa do irmão.
Magoa,porque Assis foi muito maltratado pelos clubes onde jogou com o descumprimento de contratos e levou isso para a carreira do irmão.Se é competente na administração da fortuna aferida pelo mano,não       sei,parece que sim,mas é só isso que vai ficar depois que a bola abandona-lo?
Como será quando gordo e fora de forma andar por aí,pela sua Vila Nova?
Afinal,esta é a sua historia,seu DNA,sua origem.
A vida costuma cobrar isso.