.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

:: Produzindo medo na mídia::

O tamanho do bombardeio de informações que recebemos todos os dias não tem nada igualna Historia da Humanidade.Hoje,estão disponíveis nos Meios de Comunicação um volume tão grande que o sujeito precisaria de 90 anos de vida para acessar um dia de noticias.
Os veiculos mais acessados,radio,televisão e internet( twitter,facebook,outras redes sociais,sites,blogues,etc),despejam sobre nós noticias que jamais acessaremos,mas é a TV quem filtra  aquilo que vamo acessar e o curioso é que o conteúdo dos varios canais abertos,por exemplo, é o mesmo.Compare os noticiosos e 80 ou mais % é o mesmo.A pauta é disputada em cima dos mesmos fatos,porque ninguém quer ser furado.Ai está,os editores temem a cobrança se não registrarem a noticia no seu canal,vale par ao radiojornalismo também,mas na In ternet que deveria ser diferente,não é,os sites falam das mesmas coisas,tudo igual.
Tenho curiosidade em saber quem comanda a pauta?
Bem,atravessei os tempos,porque houve 1 quando as agencias noticiosas internacionais e nacionais diziam o que ia nos jornais e na mídia eletrônica.
Hoje,quem comanda a mídia são os canais de TV de maior audiência.O modelo vitorioso é a TV Globo,em números,mas a Record responde de outra maneira,sangra o vídeo,no que é seguida pelo SBT e a Band fica por aí também,mudando o formato para em determinados horarios ficar mais proximo da opção da Globo.a Record também tem horarios onde se torna mais glamourosa.
Nesta historia do ovo e da galinha,aindanão sei o que vem primeiro: o espectador ou a TV?
Afinal quem comanda o quê? Tenho a impressão que é a TV,baseada em pesquisas de amostragem onde se lê o que o povo quer ver,ler e ouvir.
A tendencia é de de cada vez mais o Circo televisivo continuar sangrando,enquanto os que tem maiores recursos assistem uma TV de melhor qualidade no canais pagos.
Ainda é cara a TV paga e será que algum dia vai baratear? Não acredito,faz parte de um processo em manter a população( classe média e classe baixa) sufocadas por um modelo que não faz pensar e que assusta.
O cidadão ve televisão,l^de jornais populares,ouve radio  e sente mêdo.
Moro em Porto Alegre desde 1979,com breve passagem por Pelotas,circulo pela cidade,ando de onibus,lotação e taxi,fui assaltado uma vez dentro do lotação levaram 10 reais.Tomo certos cuidados,mas não sou paranóico,mas conheço pessoas que simplesmente deixaram Porto Alegre com medo e nunca haviam sido vitimas de assalto e violência.Perguntem por que?
Liam,ouviam,assistiam tudo  o que sangrava no noticiário e criaram uma insegurança pessoal incrível,adoeceram.
Ai está o ovo ou a galinha? Na busca da audiência o noticiário sangra e mete medo.
Os apresentadores de TV são atores,gritam,pulam,xingam ,inventam e não são assim na vida pessoal,só na pública,diante do espectador.Uma grande farsa,valente coms eguranças,machões amedrontados dentro de carros blindados e só andam nos shoppings,jamais numa vila por que tem medo.
Acho que temos de pensar nisso coms eriedade,especialmente nós comunicadores,jornalistas estão nos levando para um mar de sangue e para gerar medo.