.

domingo, 15 de maio de 2011

:: Meu amigo agora é saudade ::

Interrompo meu sono já perdido nesta madrugada de domingo.
Faltam agora 20 minutos para as 5 horas e resolvi levantar-me para escredver algumas linhas sobre CLOVIS MOREIRA DIAS,o professor Clovis,como ficou conhecido nos meios esportivos e políticos por mais de 60 anos.Deixa-nos aos 86 anos,vitima de complicações de saúde internado na UTI do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.
O conheci já no inicio dos anos 80 por meio dos programas esportivos e fizemos grande amizade,a ponto de informalmente ter sido seu socio no restaurante Marcelina,então localizado na Rua Jose do Patrocinio.
O lugar era frequentado pela juventude intelectual de Porto Alegre e efervescente no debate politico.Era o alvorecer da redemocratização do Brasil e ali Clovis um ícone ,um oráculo para aquela juventude.
Um pouco antes,na década que terminara foi fundador do Partido dos Trabalhadores,onde esta mesma Juventude formou-se.
Hoje, estão em altos cargos da República e do Estado,por exemplo;Tarso Genro.
O Professor Clovis Dias dedicou sua vida á formação de jovens e por aí realizou grandes projetos,que além do prazer de ajudar deram-lhe tambem dores de cabeça.
Foi perseguido e preso político.
Perdeu sua cátedra junto a extintas fundações do menor no Estado e no Rio de Janeiro.Notavel trabalho realizou na Vila Grande Cruzeiro.
Sua outra paixão era o futebol,desde os tempos de treinador das categorias de base do antigo Nacional( cujo campo era no bairro Menino Deus).
Mercê do trabalho ali realizado acabou no Internacional,seu clube do coração.
Pertenceu a velha estirpe dos treinadores formadores de craques e de novos técnicos,tendo por suas mãos e ensinamentos passados alguns treinadores gauchos que se consagrariam entre a base e o profissionalismo.
Por exemplo;Daltro Menezes.Francisco Neto-Chiquinho e Ernesto Guedes.
Esta paixão pelo futebol e pelo Inter o fez participante do Movimento dos Mandarins Colorados,conhecendo ali jovens como Ibsen Pinheiro e Claudio Cabral-nosso colega comentarista da Band.
Ultimamente,o Professor Clovis vinha assessorando informalmente o Ministerio dos Esportes em projetos de organização de clubes amadores-como sempre na formação de jovens atletas.Seu mais recente trabalho foi por aí junto a jovens no TRENSURB.
Aprendi muito com ele sobre futebol,organização esportiva e juntos com o Claudio Cabral atravessamos madrugadas falando desta paixão.Era profundo conhecedor da matéria e com ele aprendeu muito também João Paulo Medina,que foi seu sócio e do seu intelecto surgiu o projeto Genoma Colorado.
Dado a descobrir talentos teve particular importancia na geração que descobriu,entre outros ,Kaká,no São Paulo.
Sempre envolvido no futebol,também gerou os novos treinadores como Lisca,Julinho Camargo,Guto Ferreira,para citar poucos de tantos.E de muitos foi orientador permanente
Mesmo com idade avançada,com o corpo cansado,sua mente brilhava e não perdeu jamais o vigor.
Recentemente,antes de partir conversamos bastante sobre futebol,por intermenáveis horas,porque tinhamos juntos o projeto do Instituto Politécnico do Futebol,o INBOL,cuja homenagem está no blog: http://www.inbolbrasil.blogspot.com/; uma universidade do futebol sem paredes.Por falta de recursos financeiros não conseguimos realiza-lo,porque também quem procuramos para nos ajudar não tinha pelo futebol a mesma paixão.Enfim.
O Professor Clovis nos deixa assim com este legado de honradez e inteligência.
Se vivesse 100 anos- e faltou pouco para isso,continuaria jovem nas suas idéias e projetos,sempre pensando no próximo e deixando sua marca pelo caminho que a Historia e os amigos perpetuarão.
Obrigado Clovis,que Deus te receba na sua Infinita Bondade e por certo a esta hora já estás em torno de uma grande mesa falando de futebol e politica no teu reencontro com amigos que partiram antes.
Ai estás no Plano Superior,partilhando daquilo que mais amastes aqui neste,um bom papo,no qual sempre fostes um MESTRE.
Tenho perdido amigos ultimamente e sentindo uma profunda dor.Com eles tem ido pedaços da minha vida.
Esta Finitude me incomoda e me faz mal,porém a lembrança dos momentos vividos com eles me conforta e dá exemplos que devo continuar seguindo para que estes meus amigos ausentes sigam presentes na minha vida como fachos de luz a iluminar meu caminho que se estreita e preparar-me para o dia em que eu também for SAUDADE.