.

domingo, 15 de junho de 2008

:: Felipão Yes & No ::


Felipão fala Gringuês
À exceção dos "yes" e "no", Luiz Felipe Scolari falou português durante quase toda a entrevista coletiva deste sábado, no Estádio St.Jakob-Park, na Basiléia. E garantiu que seus conhecimentos do idioma não serão problema.
Eu falo inglês, português, alemão, italiano... Eu falo a língua do futebol, que é uma só. Não se preocupem, porque vou me comunicar sem problema com os jogadores.
Um jornalista inglês, no entanto, insistiu
Mas o senhor fala inglês? Se não, quando planeja aprender?
Felipão, então, respondeu num misto de inglês e português.
Yes, eu falo.
E minutos depois, quando outro jornalista fez um gesto para que ele colocasse os fones de ouvido para tradução simultânea antes de sua pergunta, Scolari disse:
Tudo bem, I understand you. No problem ("Eu entendo você, não tem problema").
O inglês de Luiz Felipe Scolari tem sido tema recorrente na imprensa inglesa desde o anúncio do acerto do treinador com o Chelsea. No entanto, Felipão já deu entrevistas a rádios inglesas no passado falando na língua local, ainda que sem muita fluência.

Mas é provável que ele siga o exemplo do treinador do English Team, o italiano Fabio Capello, e utilize tradutor em suas entrevistas coletivas.
Duvidas sobre Portugal
O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari afirmou neste sábado que o rendimento da seleção portuguesa na Eurocopa não será prejudicado por sua contratação pelo Chelsea.
Felipão fez esclarecimentos sobre sua contratação pelo clube inglês, afirmando que todas as negociações foram feitas com o conhecimento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Tenho contrato com Portugal até o fim do mês. Fui liberado pela FPF assinar com o Chelsea. Todos sabíamos que um dia a relação acabaria. Agora, resolvi que o melhor para mim era o que foi decidido há três dias", disse o brasileiro.
"Agora estou me dedicando a Portugal e depois virá o outro assunto. Aqui há um ambiente muito bom, gosto do país, estou bem com meus jogadores. Tenho carinho pelo povo, pelas pessoas com quem trabalhei nestes cinco anos e meio. Apenas o local de trabalho mudará", continuou.
Apesar de ter tentado encerrar o assunto antes do início da entrevista coletiva, Felipão continuou a ser perguntado sobre sua saída, e reagiu com respostas diretas.
Ele perde
"Quando Portugal perde, o responsável sempre sou eu", disse o treinador ao ser perguntado se uma eventual eliminação dos portugueses no torneio teria responsabilidade sua, por já ter assinado com o Chelsea.
Além disso, ao ser perguntado se temia a Alemanha, possível rival nas quartas-de-final, o técnico disse que sim, por se tratar de uma equipe "muito forte e organizada taticamente", mas lembrou que o rival ainda não está definido, já que também pode enfrentar a Áustria na próxima fase.