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segunda-feira, 21 de setembro de 2015

::Gre Nal de Marcas::

O que faz as marcas de Grêmio e Inter valerem juntas mais de R$ 1,1 bilhões de reais e estarem no topo das empresas do RS?

História, dados financeiros e a paixão do gaúcho pelo futebol são pontos que colocaram Grêmio e Inter no 5º e 6º lugar, respectivamente, no ranking, anunciado pela BDO Brasil, das marcas que mais valem no futebol brasileiro. A análise é do presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares.

       A rivalidade entre Grêmio e Internacional vai além do campo de futebol. Quando o assunto é a "marca que mais vale" os dois times também disputam as primeiras colocações. A pesquisa da BDO Brasil, que analisou quanto custa a marca de 30 times brasileiros, não deixa dúvida: o Grêmio vale hoje R$ 590 milhões, estando em 5º lugar no ranking da pesquisa, já o Inter, R$ 580 milhões, sendo o 6º colocado. A BDO leva em consideração, para chegar ao valor da marca dos clubes, a quantidade de torcedores e consumidoresarrecadação de receitas e mercado.

     O valor dar marcas de Grêmio e Inter, de acordo com o presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Inovações, Valdomiro Soare, é devido a história dos clubes, o marketing esportivo – responsável por renovar a marca e ideias – e os dados financeiros e sociais. "A receita do clube mostra o quanto ele lucra por ano e esse valor é relacionado ao valor da marca. Outro ponto que influencia muito é a inserção da 'empresa' no local onde atua, as ações sociais promovidas e sua interação com a sociedade", explicou Soares.

      O perfil e hábito dos torcedores também são pontos imprescindíveis, de acordo com Soares, quando se fala no valor da marca de um time de futebol. "A paixão da torcida e seu envolvimento com o clube é algo que fortalece e muito uma marca. Torcedor tem a camisa e bandeira do clube e expõe isso nas ruas, o que consolida o nome do time", afirmou Soares.

       Valdomiro Soares ainda faz uma ressalva: a importância do registro. "As marcas de Grêmio e Inter poderiam estar sendo usadas por outras empresas, sem a autorização da dupla, se não tivessem sido registradas". A proteção da marca evita plágio e colabora para a consolidação e credibilidade da empresa.