.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

:: Ao Infinito e além ::

Internacional e Grêmio estão classificados na Libertadores e ambos avançam na direção do terceiro título continental e trazem a Esperança de milhões de gaúchos de novamente disputar o Mundial.
Não é curioso,mas importante ressaltar que neste momento estão liderados por seus dois maiores ídolos da História,respeitando a importancia e a trajetória de tantos outros que também merecem lugar no Olimpo dos deuses de cada clube.
Esta rivalidade,que ontem ao vencer o Emelec colocou o Inter em nova etapa da disputa,para onde já havia classificado-se o Grêmio ( ressaltam os colorados: O Inter em primeiro lugar no grupo),deve ser motivo de estudos sociológicos que ainda não foram feitos na Academia,porque contrariam o exercicio da Política deste Estado sempre puxando para baixo.
Por que Grêmio e Inter avançaram tanto nas últimas décadas e mesmo rivais fizeram desta rivalidade algo Positivo a partir dos seus estádios ,suas conquistas construindo uma História vitoriosa?
Merece profundo estudo eivado de depoimentos importantes dos homens que ainda estão por aqui e são históricos de um e de outro lado.
Esta Historia já foi contada separadamente,mas precisa ser juntada como exemplo ao Rio Grande que avança.
O Grêmio chegou primeiro,estabeleceu-se e começou a provocar a rivalidade que quase 10  anos depois faria surgir o Internacional.Desde então esta pedenga começou a não parou mais.
O Grêmio que deveria chamar-se Portoalegrense,não se sabe por que ficou Grêmio e o Internacioanl que assim seria o Sport,construíram a bronca chamada Gre Nal.
O Gremio,mais antigo, mostra primeiro a força construindo o Fortin da Baixada,seu estádio no Moinhos de Vento,ao lado do Joquey Club e o Internacional,mais modesto na Chacara dos Eucaliptos,pedaço de uma fazenda daquela Porto Alegre pequena.
E na Historia dos seus estádios um pouco do muito da força inexplicavel do Gre Nal.
Avança o Internacional e constroi o velho Eucaliptos,sedia uma Copa do Mundo,a de 1950 e torna-se referência,desafio aos gremistas que constroem o Olimpico,maior,mais bonito,mais moderno.E não vão parar por aí.A resposta colorada veio com o Beira Rio,imponente as margens do grande Lago Guaíba ( é mais charmoso que rio!).Os gremistas cobrem totalmente o Olimpico e o chamam de Monumental,gozando os colorados por não terem coberto o seu estádio.
Se pensaram que isto iria parar aí,ambos com bons estádios,dois dos melhores particulares do Brasil?
Nada. O Internacional consegue da Fifa a promessa que o seu estádio,renovado,modernizado será sede mais uma vez de Copa do Mundo,esta de 2014 no Brasil.Gigante Para Sempre.
E o Grêmio? Resolve demolir o Olímpico,berço de tantas e memoráveis conquistas desde os Anos 50 do Século 20.Em consordio está construindo a Arena Tricolor,que promete ser mais moderno que o do rival.
O Internacional furou o limite de associados.Tem mais de 100,uma marca inigualavel no Brasil.
O Grêmio reage prometendo 150 mil,ao que o Inter diz que terá 200 mil fanáticos torcedores.Conseguirão? Claro que sim.Alguem duvida disso?
Onde vão parar estes gaúchos?



Acho que no Toy  History: AO INFINITO E ALÉM!