.

sábado, 12 de abril de 2008

:: Ainda falta saber...::


Aos 47 do segundo tempo... nem o Fio Maravilha faria melhor. A defesa do Caxias titubeou Adriano enfiou certinho e o Alex chegando matou. O Caxias merecia? Sim e não. Sim porque jogando contra 10 não fez nada para ganhar. Não porque tomar gol nessa hora é um castigo muito duro. O Inter não esperava, tinha recolhido malas e bagagens quando o Adriano acreditou e o Alex também, não tinha mais ninguém. O consolo grená é o Juventude, porque revirou o resultado contra o Grêmio, mas o Inter joga em casa ( o Gremio também jogava) e tem melhor time que o Grêmio. Não acredito em virada, ao contrário acho que o Inter vai matar o Caxias muito cedo. Liquida a fatura ainda no primeiro tempo. É o que acho.Abel foi bem, armou certo o time e afinal foi premiado por isso.

Estimado amigo do MST,
Almerinda Marques, com seus 48 anos, diz que passou a enxergar o mundo.
Vilma Pereira da Silva, hoje aos 50 anos, diz que faz algo que na cidade não teve oportunidade de fazer: estudar.
Ambas são trabalhadoras Sem Terra.
Ambas vivem em acampamentos, uma em Minas Gerais e outra no Paraná.
Ambas vislumbram novas perspectivas e culpam o MST por isso.
Saber ler e escrever é direito de todos, e não privilégio de poucos. Durante nossos 24 anos de existência, tal pensamento foi seguido à risca.
Resultado: Almerinda Marques, Vilma Pereira da Silva e outras 200 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, não sabem apenas ler e escrever, são escolarizadas.
Neste ano, nosso setor de educação completa 20 anos e soma gordos números às conquistas do movimento.
Hoje, mais de 2000 escolas de ensino básico, 38 de ensino médio e mais de 4 mil educadores, são frutos do trabalho do movimento. Nas escolas, educandos e educadores utilizam materiais produzidos pelo próprio setor, com conteúdos referenciados na vivência e nos costumes dos educandos de cada região do país, que facilitam a aprendizagem e aproximam acampados e assentados ao mundo das letras, a partir de suas demandas do dia-a-dia.
Do desafio de garantir educação no campo, principalmente durante as lutas, surgiram outras inovações importantes, como as Escolas Itinerantes. Dos 24 estados onde fazemos a luta pela Reforma Agrária, temos Escolas Itinerantes legalmente aprovadas e reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação em cinco deles, sendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Alagoas. Dois outros estão em processo de legalização, Pernambuco e Piauí.
São 32 escolas, 277 educadores e 2.984 educandos envolvidos num processo educativo permanente.
Com a realização de tantos projetos bem sucedidos, não temos a intenção de substituir o papel do Estado na tarefa de universalizar o ensino. Pelo contrário. Fazemos isso para exigir políticas públicas efetivas, mas, sobretudo, pressionar fazendo e mostrando que é possível ser feito quando há vontade política para tal, como acontece com a ocupação de terras.
Mas nada de céu de brigadeiro. As tantas conquistas foram obtidas a duras penas e ainda é árdua a luta para que o Estado cumpra seu dever constitucional e garanta investimento público para programas de educação em áreas de Reforma Agrária. Além disso, os recursos destinados à promoção da educação do campo são insuficientes para o custeio de várias demandas, como gastos com alimentação e transporte dos alunos.
Mesmo assim, e motivados pela certeza de um trabalho exemplar, seguiremos lutando munidos de coragem e saber, não só por terra para quem nela trabalha, mas também por dignidade. É preciso romper as cercas que impedem o povo de estudar e construir seu próprio destino.
Secretaria Nacional do MST
É isso aí galera.Opinem.

Já circula a Press Advertising 114

Com entrevistas do jornalista David Coimbra na Press, e o do presidente do Sicredi, Orlando Müller, na Advertising, está circulando a edição 114 da revista Press Advertising.
David Coimbra faz um diagnóstico preciso ao dizer que o torcedor gaúcho está doente, entre outras avaliações da cultura gaúcha, da cidade de Porto Alegre e de sua própria condição de cronista.
Ele nem acha tão importante assim sua opinião.
O presidente do Sicredi revela que o cooperativismo de crédito brasileiro vive um grande momento, tendo superado uma crise histórica iniciada nos anos 60 e só começada a ser revertida 20 anos depois.
Os outros destaques da edição são um perfil de Antônio González, uma análise do publicitário Fábio Bernardi sobre propaganda política e o que ela pode acrescentar à publicidade comercial, o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, e a entrevista com Renata Appel sobre os campeões de queixa da Consumidor RS.
Além das sessões Vida de Repórter, com Ataídes Miranda, Vida de Criativo, com Régis Montagna, e as colunas de Juremir, Ferrareto e André Martins.
Sabem que o David Coimbra tem razão!

Mariza Sem Medo

A secretária Mariza Abreu ( Educação), disse no seminário tucano , realizado sábado em Porto Alegre,que Fortunatti (PDT)( ex-secretário)e Pepe Vargas(PT)( ex-prefeito de Caxias), também fecharam escolas e suas justificativas foram aceitas.A secretária antecipou que o Governo Yeda deve preparar projeto de valorização da produtividade na Educação (?) e que esão contados os dias do corporativismo ( brigas internas dividem o movimento do professorado estadual).

Cidade da Qualidade de Vida

Segundo pesquisa realizada em 10 mil domicílios de Porto Alegre, aplicada por agentes comunitários, esta história de Capital da Qualidade de Vida é furada.

Nesta mui leal, foram descobertas 17 vilas onde nenhum governo chegou e eram desconhecidas da municipalidade. Pode ? E muito. Nem Bolsa Família eles recebem. Isto vai dar chumbo prá cima do PT( foi lá que começou esta história).

Não foi surpresa prá mim, tem uma vila que a Sociedade Emanuel ajuda, na beira da BR via Cachoeirinha, onde a miséria dói, as crianças andam quase nuas e brigam por um pedaço de pão.Ali só se entra em dias de sol, na chuva não tem como.E no valão do Jóquei não é diferente. Só mesmo quem fica dentro dos gabinetes com ar condicionado pode estar surpreso.

GRENAL e os Ecos

O Grêmio quer fazer uma Arena no Humaitá, numa região que não passa na Fepam,nem na Sec.de Meio Ambiente de Poa.

O Inter, quer edificios na avenida muito próximo do rio,do lençol freático.

Ambos terão problemas com os Ecos e o Ministério Público.Preparem-se que vem chumbo grosso prá cima da Câmara de Vereadores.Onde os projetos serão votados.

Catador bem de saúde

Examinado no Hospital São Lucas, o jornalista catador de latas, Geraldo Faleta, está bem de saúde. Os exames foram conseguidos pelo Luciano Klochner ,professor da Famecos. Valeu Luciano. A conta permanece aberta para doações. Lá na Guaíba não chegou nenhuma peça de roupa. Foi fogo de palhas dos meus colegas. Faz parte.Vamos para outra.

Prévidi tem razão

Zé Luis ( www.previdi.com.br) escreveu que queria comoção para o crime bárbaro da menina de Camaquã( é isso?). Em São Paulo tá rendendo até plantão de reporter.Aqui,ficou nisso mesmo. Será que os colegas editores pensaram que a menina foi culpada por andar na estrada naquela hora? É pode ser isso, diante de tanto silêncio.

Qualquer dia alguma moça será estrupada com mini saia e mini blusa e vão considera-la provocante.Alguém irar no banco retirar dinheiro e ao ser assaltado tmabém terá a culpa de andar com grana quando tantos não tem. Se o sujeito andar num carrode luxa, será roubado e sequestrado porque está abusando do luxo. Onde se viu, num País onde pobre só está comendo agora, o sujeito ter um carrão.Roubo legal e justificado.

Êta jornalismo bão tchê!