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segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

:: Futebol é negócio,bussines::


Tenho sido até mesmo chato quando falo sobre o futebol como negócio além de comprar e vender jogadores. Critico o marketing esportivo aplicado ao futebol,porque esporte é uma coisa e futebol é outra.No Esporte não existe paixão, no futebol é pura paixão. Não conheço massa fiel ao volei,ao basquete,ao atletismo,a ginastica, mais a fidelização no futebol é imensa. Portanto, o marketing do futebol é muito rápido e perecível quando se trata de produtos agregados as conquistas dos clubes.
O marketing no futebol é igual ao das padarias, não se vende pão velho,ou seja, ganhou vende logo e o produto deve estar pronto para tal.Perdeu, ficou velho,não vende mais. O melhor exemplo dessa velocidade-oportunidade são os camelôs que tão logo o time conquista o título já estão nas ruas com fitas e cartazes,posteres do campeão.

Os camelôs deveriam ser chamados para dar palestras na ADVB e na ESPM.

Vamos aos negócios.

Exatamente ha sete anos a coreana LG despachou seus executivos para o Brasil afim de conhecer o mercado brasileiro. Até 2001, a LG ficou desconhecida no Brasil, apesar de instalada com fábrica.Só depois de patrocinar o São Paulo F.C e deste ser multicampeão a LG estourou como marca de eletro eletrônicos no Brasil.

A LG investiu US$100 milhões em 2007 e o patrocínio ao São Paulo FC foi parte importante para consolidar aimagem da empresa e seus produtos.