.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

:: Para entender a solidariedade ::

Pelotas e os pelotenses, históricamente sempre foram contra tudo o que significasse Porto Alegre e um pouco deste ranço permanece. Os radicais costumam cobrar dos meios de Imprensa da Capital mais notícias de Pelotas e no futebol os xavantes sempre querem mais no noticiário sobre o seu clube. Mesmo com este comportamento ficam todos ouriçados quando algum cronista esportivo de Porto Alegre, ou apresentador de radio e televisão, notadamente da RBS refere-se elogiosamente sobre Pelotas e sua gente, seus clubes, sua cultura, enfim. Tal é esta cegueira que não percebem a presença de cronistas esportivos cuja origem é Pelotas. Meu caso, do Vinicius Sinott e do Braunner, não chegam a empolgar, porque acham que "temos o brigação em faze-lo", esquecendo que somos pagos por radios que cobrem preferencialmente a dupla GreNal.

Esta tragédia com o Brasil acentuou a injustiça que os radicais pelotenses cometem contra Porto Alegre. A dupla Gre Nal assumiu o apoio com jogadores para o Brasil, Gilmar Veloz e Machado, empresarios poderosos do futebol, tambem apostam no Brasil e vão pagar os salarios destes outros jogadores. A governadora esteve em Pelotas e prometeu apoio, que podem ser 150 mil do Banrisul em patrocínio. Chico Noveletto patrocinio da Multisom e 50 mil da FGF.

Espero que daqui para frente estes radicais parem de acusar Porto Alegre, a Imprensa da Capital, enfim, saibam que a cidade é formada na maioria por gente de todos os lugares, inclusive de Pelotas e reconheçam que aqui está a Onda Xavante, que é o maior movimento de torcedores de clube do Interior na Capital. Uma lição e tanto, porque espero que a torcida do Brasil saiba comportar-se no campeonato e se mostre agradecida aos demais torcedores que com ela sofreram a dor destas perdas. Será momento para mostrar a grandeza do clube cujo time torcem. E mais, a tradição cultural de Pelotas, de gente fina, educada. Por aí.