.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

:: Foi em 1979 ::

Muitos esperavam por ele,o anúncio da sua confirmação causou alvoroço nos corredores do Congresso Nacional em Basilia. Havia muito que esta visita estava anunciada ,mas não se confirmava. O movimento de correligionários era grande, desde a reunião dos trabalhistas em Lisboa,onde estava retornando do exilio.
A Anistia havia sido tema constante no Parlamento,afinal concedida e eles estavam voltando.O líder trabalhista era praticamente o último dos mais conhecidos e das lideranças a única que permanecera vivo a esper da Anistia e da Redemocratização.O outro tema era o pluripartidarismo a volta dos partidos extintos pela Ditadura e ele queria de volta a sigla do PTB, que iria disputar com a sobrinha de Getulio ,Ivete Vargas.
Golbery "El Bruxo" do Couto e Silva não queria entregar-lhe,preferia ve-la morrer nas mãos de Ivete.O que acabaria acontecendo.O PTB de Ivete jamais seria igual ao do Comandante.

A CHEGADA
Leonel Brizola chegou a Brasilia cercado de euforia trabalhista( todos no MDB) e nos corredores da Câmara era cercado por funcionarios,deputados,politicos,assessores que queriam tirar fotos com ele cumprimenta-lo,desejar boas vindas,enfim.Nestes encontros deparou-se com o deputado estadual Cesar Schirmer,que estava em Brasilia para tentar evitar que Pedro Simon,senador, acabasse aderindo a Brizola.Sabendo disso,Brizola lascou a pérgunta:
O que fazes aqui,não és deputado estadual,teu lugar não é no Rio Grande? Constrangimento. E seguiu em frente.

TUDO CERTO...nem tanto
Getulio Dias e Alceu Collares, deputados federais,ambos pertencentes ao Autênticos do MDB, contavam as adesões.Na reunião no apartamento de Getulio, somava-se dezenas.Ai começou a pressão do Governo auxiliado por emedebistas que não queriam ver a Frente esvaziada o mais atuante era Ulysses Guimarães,que temia ver o seu partido esvaziado.Preferiu esvaziar o PTB de Brizola.

SEM SIGLA O CHORO
Em público, certamente a única vez que Brizola chorou foi quando anunciou a perdaq da sigla do PTB e então criaria o PDT.Nascia um novo partido trabalhista,mas para disputar espaço no eleitorado com o novo Partido dos Trabalhadores que engoliria o trabalhismo...mas essa é outra história.
Brizola sabia,Golbery mais ainda, que o PTB na sua mão seria o grande partido de oposição.
Lembro de um programa gravado em tres frentes, Brasilia( Radio Alvorada RBS)Radio Bandeirantes( São Paulo) e Radio Nacional (Lisboa) quando Brizola insistiu em convidar LUla( ainda dirigente sindical) para filiar-´se ao PTB.Foi quando Lula negou e disse que estava criando o PT.Brizola estava em Lisboa.
Dali prá frente o trabalhismo seria ele:Brizola e mais ninguém.
Conto estas histórias porque felicidade minha esstava trabalhando em Brasilia e vivi isto de muito perto.

TRABALHISTA NO ESPERMATOZÓIDE
Naquele encontro no apartamento de Getulio Dias, Leonel Brizola viu-me ali encostado no pilar da sala e perguntou o que o repórtger fazia ali.Getulio defendeu-me e disse que: esse é nosso comandante.Fiquei e assisti tudo,não sem antes dizer que era trabalhista desde o espermatozóide campeão.Meu pai, o velho Jacinto era trabalhista roxo.