.

terça-feira, 6 de maio de 2008

:: Perfil de um " vitorioso" ::

Identifique o Perfil
Para começo de conversa, muitos não gostam de estudar. Foram péssimos estudantes, a maioria com várias repetições de ano. Mas são de família de classe média, onde sempre sofreram pressão pra 'ser alguém na vida'. Como são preguiçosos, sem disciplina, e folgados, precisam arrumar um jeitinho pra se dar bem, e se fazerem passar por coisas que não são. Fingir que é culto, 'engajado', e 'crítico' rende pontos. Assim prestam vestibular sem concorrência, de preferência em um curso de Geografia, Ciências Sociais e História, e começam sua carreira de charlatanismo.
Ali na universidade encontram todas as ferramentas: professores barbudinhos, livros de esquerda, palestras com 'doutores' no assunto, e até o assédio de políticos da base de partidos `populares`. É claro que não estudam nada. Vivem o tempo todo no DCE, deitados no chão, passeando no campus com aquelas mochilas velhas, calças cargo, sandálias de couro, e cabelos ensebados.

A fase sindical
Alguns começam a se infiltrar nos sindicatos e nas reuniões dos sem-terra. Já começam a se achar revolucionários, e reserva intelectual das massas proletárias exploradas, e da causa revolucionárias. Assim, se passam por intelectuais, cultos, moderninhos, e diferentes. Sentem-se mais seguros para atacar as mulheres, achando que elas são doidas por esse tipo de gente. Começam a ver os amigos que estão trabalhando ou cursando Engenharia, Medicina e Administração como pobres coitados que não tiveram a chance da 'iluminação'.
Como não trabalham e vivem apenas da mesada, estão sempre lisos.
Aí começa a brotar o ódio de quem se veste um pouco melhor ou tem um carrinho popular. São os chamados 'porcos capitalistas' , ou 'burgueses reacionários' .

O Chavismo
Começam uma fase mais aloprada da vida quando passam a ouvir Chico Buarque e músicas andinas. Nessa fase já começam a pensar em se tornar terroristas, lutar ao lado dos norte-coreanos, etc.
Não usam mais desodorante, e a cada 5 minutos aparece nas suas mentes a imagem de um MacDonald's totalmente destruído.
Mas é claro que o que querem não é a revolução, isso é apenas uma desculpa.
Como são incompetentes para quase tudo, até mesmo para bater um prego na parede, e sentem vergonha de fazer trabalhos mais simples, e são arrogantes o suficiente para não começar por baixo, querem saltar etapas.
Querem no fundo a coisa que todo esquerdista mais deseja, mesmo que de forma sublimada: um emprego público! Mas aí surge um outro problema: é a coisa mais difícil passar em um concurso.
É preciso estudar (argh!). Assim, sonham com a 'revolução' proletária, com a tomada do poder
por uma elite da esquerda, nas quais eles estão incluídos, obviamente, afinal são da mesma tribo.

A primeira CC
Assim, ocupará, por indicação, um cargo comissionado em alguma repartição qualquer, onde ganhará um bom salário para poder aplicar seus vastos e necessários conhecimentos adquiridos durante anos na luta pela derrubada do sistema capitalista imundo. Nessa fase cortará o cabelo, usará terno, passará a apreciar bons vinhos e restaurantes, e dependendo do cargo, terá até motorista particular. E enfiará a mão sem dó no dinheiro dos cofres do estado.
Claro que pela nobre causa socialista e para o bem dos trabalhadores.
(Autor desconhecido... mas profundo conhecedor da turma)
...Podemos não concordar com tudo, mas é muito bom como tema polêmico e provocativo.