.

segunda-feira, 17 de março de 2008

:: A melhor seleção de todos os tempos ::


















































Neste ano comemoramos os 50 anos da conquista na Suecia


UM TIME ENCANTADOR

O Brasil Campeão do Mundo encantou a Europa com um time equilibrado do goleiro Gilmar, ao ponta esquerda de recuo, Zagallo e porque não dizer com um esquema de jogo notável.
ZAGA PERFEITA

A zaga brasileira tinha um lateral que passava bem do meio de campo,De Sordi, ( machucado ) na final substituído por Djalma Santos ( capaz de bater um lateral na área adversária). A dupla de zaga brasileira era formada por um zagueiro vigoroso, capitão da equipe, Belini e outro técnico Orlando e um terceiro zagueiro, Nilton Santos ( quarto zagueiro na origem- em 1954) .

MEIO CAMPO MÁGICO

O meio campo forte na marcação de Zito ( começou com Dino Sani), um armador maravilhoso, Didi e contando com o recuo de Zagallo - já era o 4-3-3, com as variações quando atacava para 3-4-3.

ATAQUE NOTÁVEL

E o ataque da final com Garrincha, ( antes era Joel) Pelé ( que voltou ao time no lugar de Dida) e Vavá ( Zagallo chegava de traz ).
O BRASIL ORGANIZADO

Esse time era superior a todos os demais, inclusive o de 70 e deu início ao trabalho organizado da seleção.

Paulo Machado de Carvalho, ( na foto acima com Pelé) escolhido chefe da delegação , resolveu montar uma comissão técnica e aboliu-se o racismo na seleção.Nessa equipe tinha inclusive jornalista e tudo foi planejado para dar certo. Deu.

CENAS BRASILEIRAS

As fotos colhidas em pesquisa mostram cenas brasileiras da conquista, inclusive do ataque que não tinha Garrincha, Joel era o titular, nem Vavá, Mazola o titular e Canhoteiro , no lugar de Zagalo.
OS COPOS TROCADOS
Didi, na vez em que esteve aqui em Poa para ser homenageado pelo colega João Bosco, na Festa do Encontro do Esporte, contou algumas histórias daquela seleção.
Durante churrasco na casa do Bosco, Didi contou que gostava de tomar um bom uisque e isto era permitido pelo Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho.
Disse Didi:" ficávamos no bar do hotel, por onde circulava a Imprensa. Na minha frente um copo de água mineral, na frente do doutor Paulo um copo de uísque. Na hora de beber cruzava a mão e ia no copo de uisque. Nunca, ninguém percebeu.
Com Zagallo, Djalma e Nilton Santos, Didi contou que a saída de Joel, para dar lugar a Garrincha foi coisa deles, dos veteranos com Feola e o medico Hilton Gosling.
_" Joel estava recuperado, iria jogar, mas conseguimos que o doutor dissesse que não dava, era perigoso e não tinha substituição.
Pepe, ponta esquerda ofensivo daquele grupo conta como foi a volta de Pelé ao time brasileiro:
- O Pelé sofreu uma entrada violenta do Ari Clemente, ( jogo amistoso contrao Corinthians dia 21 de maio de 58) teve de sair do jogo e ficou algum tempo sem poder atuar. Tanto que ficou de fora dos amistosos que fizemos depois na Itália, contra Fiorentina e Internazionale. Quem jogou foi o Dida, que na verdade era reserva - conta Pepe.
O time brasileiro era bom no todo, titulares e reservas, basta ver a relação.
Volto a dizer foi o melhor de todos e o único que ganhou uma Copa na Europa.
Os demais títulos foram noutros continentes.
Para mim, aquela oportunidade e tantas outras proporcionadas pelo Bosco em poder ouvi-los, toca-los, verdadeiros monstros sagrados da bola foi e sempre será inesquecível.