.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

:: O homem e a cidade ::

Está claro que no Brasil invertemos a lógica do planejamento urbano.Segundo especialistas o homem anda atras da cidade e não ao contrário como acontece no Brasil.Todos os dias neste imenso território inauguramos novas cidades dentro de outra.
Os loteamentos das áreas densamente povoados nas capitais são prova viva disso.O poder público e o privado inauguram loteamentos do tamanhos de cidades,para onde vão de 4 a 10 mil pessoas.
Isto é planejamento urbano?
Claro que não e quando querem maquiar estas grandes cidades retiram de "áreas de risco" as populações pobres.
Porto Alegre tem dois exemplos claros desta politica anos 60, de urbanização.Por parte do Poder Público e iniciativa privada estão entregando mes a mes centenas de casas que formam milhares na periferia da capital,utilizando a mesma estruta de Mobilidade,Saúde e Segurança.Loteamentos que adicionam milhares de pessoas de todas as idades,com os mesmos policiais para dar-lhes segurança,os mesmos professores para as escolas,nenhum Posto de Saúde novo e as mesma linhas de onibus saturadas.
Mas,não fiquem preocupados vem aí a Copa do Mundo e muitos serão " expulsos" do seu lugar em nove do POGRESSO.
É assim mesmo pôgresso.
Porto Alegre está sofrendo alterações preocupantes na periferia,que logo chegarão aos bairros centrais classe média.
Cito dois: construções nas áreas do Eucaliptos e do Olímpíco.
A infra estrutura de água e esgotos sofrerá barbaramente com as novas edificações e a mobilidade prejudicada por milhares de novos veículos circulando por ali.
Aguardem a choradeira!

E quem libera isso?