.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

:: Um Homem do Bem ::

Paulo Lumumba nos deixou aos 74 anos de idade.Havia muito tempo que não o via e recebi do prof.Mauro Cruz(preparador fisico do Grêmio) a noticia e o pedido de divulgação.
Lumumba jogador,conheci pouco,mas o cidadão e o profissional de futebol conheci bem e orgulho-me de te-lo conhecido.
Descobri com ele que o negro é a cor da Paz.
Seguidor de Mahatma Ghandi,Paulo Lumumba distribuia sentimentos bons por onde passava e foi assim em casa,no estádio,na escola,no bairro,na rua,na Vida,um homem bom,um homem do Bem.
Por isso registro o carinho do medico neurologista Paulo Revelo,prezado leitor dese blog e ouvinte da BAND,com Paulo Lumumba nestas palavras que posto aqui.

Caro João, dei uma passada no blog e como sempre, gostei. Fico um tanto preocupado com o ódio de alguns comentários. São estas pessoas os "médicos e monstros" do cotidiano. É borboletinha no carro prá cá. É maozinha prá atravessar a rua prá lá.
E de-lhe acelerar.
Neste contexto, fico muito sentido com a passagem do seu Paulo Lumumba. Dou meu mais sincero depoimento, sincero, pois advem de uma imagem da minha infância. Tempo do Grupo Escolar D. Pedro l, escola mais responsável pela minha sorte na vida que a própria Faculdade de Med. da UFRGS. Fica na Glória. Seu Lumumba era morador da rua Humberto de Campos, se não me engano e buscava, provavelmente, seu filho quase todos os dias no seu impecável Fusca verde. A gurizada cuchichava sobre a presença de um ex-jogador profissional ali entre nós. Ele se divertia e nos cumprimentava sorrindo. Estava cozinhando para minha filha, sábado e tu deste a notícia na Band.
Fiquei triste. Chorei e choro agora, escrevendo e recebendo a notícia de que o Grêmio ficou devendo dinheiro a este homem e profisional.
O futebol é um mar de sombras com poucos Lumumbas, que levam as nossas auras em diante sem culpa de adorar este esporte. Mas a vida não é diferente, basta ir até uma fila de banco ou olhar o trânsito... enfim.
Hoje vou ao banco e vou prestar atenção, vou sair de carro e ficar atento, deve ter um crioulo retinto dando lugar a uma senhora, afagando um moleque, deve haver um Fusca verde parado numa faixa de segurança.
Abraço. Paulo Afonso Rebelo.