.

domingo, 13 de junho de 2010

:: O significado do sonho ::


Foi impossível retomar o sono depois daquele sonho inexplicavel.Poderia ser resultado de um livro descrevendo o sofrimento de judeus nos campos de concentração,ou ador de duas amigas sofrendo com o câncer.Pode ser simplesmente a mente trabalhando o proprio medo.

Na verdade o sonho retratava uma situação de prisão e encarceramento,coma chegada de policiais,ou homens encapuzados e sendo levado para um lugar de olhos vendados,jogado lá ,dentro de um buraco escuro onde estavam homens,não haviam mulheres . Depois do susto inicial,da sensação de falta de ar,de ansiedade conseguimos ir nos apresentando falando nomes,endereços,profissões,situações de prisão,sem ver rosto conseguimos identificar 18 pessoas.Tateando paredes sentimos -porque não víamos nada, que estavamos numa espécie de poço,deposito subterrâneo.Perdemos a noção do tempo.Não sabiamos a quanto tempo estavamos ali.a fome foi o indicativo que passaram-se mais de 24 horas e quando veio a vontade de fazer as necessidades básicas,defecar e urinar.Eramos como animais e tentamos nos organizar,até que a fome venceu a alguns,que morreram de inanição e sede.

Foi o que revelou o sonho,até acordar e ficar aquela sensação de sufocamento.
A necessidade de levantar,acender luzes,procurar uma janela com ar,ligar a televisão e ir ao note para descrever isso.Com certeza preciso emagrecer.Também pode ser reflexo do sofrimento alheio experimentado por duas pessoas que amamos e que doentes tentam reagir.

A LUTA PELA VIDA
Uma delas,mais espiritualisada reagem silente a dor do cancer que já atinge os ossos e o pulmão e se prepara,como pode para a passagem.

Tem recebido ajuda espiritual e sofre com a dor do marido que a acarinha e transmite fé.O proprio sai do quarto para chorar,conversa e chora.Já não aguenta mais ve-la assim.

Esta amiga é médica,lidou toda a vida com a dor alheia,tenta entender a razão da sua.

A outra é professora,dedicou sua vida a transmitir conhecimento,não casou,não teve companheiro e foi tão rápido o processo da doença que pegou-a em plena materialidade,sem tempo para buscar o lenitivo da espiritualidade.Hoje, revoltada,não quer falar disso,apenas vai despedindo-se da vida num processo muito doloroso,onde a cabeça, lúcida, não aceita o que está acontecendo.Ficou mais de 60 dias na minha casa,atendida por nós e ali chegou já no processo da doença e a vimos definhar.Uma mulher forte fisicamente resistiu o que pode e se torna amarga aos 55 anos,quando preparava-se para gozar a aposentadoria,viajar,viver.

Sabe que embarcou noutra viagem,sem volta,nesta existência.

Mergulho num processo reflexivo e certamente isto tudo contribuiu para este sonho tão ruim.

Também acho que preciso espiritualizar-me.Ajudar a diminuir o sofrimento dos outros,ser mais solidário e desejar que me deixem ser ,áqueles cuja autoridade abram esta oportunidade.

Vou ver televisão,tentar dormir e não sonhar de novo e se o fizer que sejam bons sonhos.

Amanhã, vou acordar e preparar-me para jogar futebol com o meu neto,rindo e brincando as horas vão passar,porque segunda feira recomeça tudo,dos dias que nunca são iguais e que nos reservam coisas boas e ruins,como os sonhos.