.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

:: Para fazer história ::


Brasil,o Xavante, encara o primeiro confronto contra o América/MG como um dos jogos mais importantes que a Baixada recebeu nas últimas décadas .

Depois da épica campanha no Campeonato Brasileiro de 1985, o jogo do próximo domingo, contra o América/MG, pode entrar para os anais do Brasil como um dos mais importantes na história recente do Xavante.

Mesmo que o estádio Bento Freitas tenha sido palco de grandes decisões nos últimos anos, a direção rubro-negra entende que esta primeira partida das quartas de final da Série C 2009 tem um peso muito grande para o clube. Pois uma vitória neste mata-mata pode encaminhar a classificação para a Série B do Brasileirão, e recolocar o time pelotense no cenário nacional. - Desde o Campeonato Brasileiro de 85, apesar de termos ido bem em diversas competições, sem dúvida esse jogo de domingo é o mais importante para o Brasil. Pois nós temos pela primeira vez a chance de encaminhar uma classificação para Série B diante do nosso torcedor.

Em 2006 e 2008 nós tivemos essa possibilidade, mas nunca com esse tom de decisão, e nunca chegamos tão vivos como agora – aponta o Vice-presidente André Araujo.

A HISTÓRIA:

jogo da Baixada que serve como referência nas últimas décadas aconteceu no dia 18 de julho de 1985. Naquele dia o Brasil viveu uma das disputas mais importantes dos seus quase 100 anos de história.

Em partida válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Xavante venceu o Flamengo/RJ treinado por Zagalo, e que tinha jogadores como Zico, Andrade e Bebeto no elenco. O jogo entrou para história, não apenas pelo resultado, mas também porque registrou (e mantém) o recorde de público na Baixada: 22 mil pessoas, e porque levou o rubro-negro pelotense às semi-finais da primeira divisão do campeonato nacional.

Fazendo com que em 1985 o Xavante alcançasse o posto de terceiro melhor time do país, um feito inesquecível para o clube.

Depois disso o Xavante passou por outras partidas importantes como as semifinais do Gauchão de 1997 e 98, e os títulos do interior do estado. Das cinco edições do torneio, que durou de 1991 a 1995, o rubro-negro faturou quatro.

Em 2006 e 2008, como lembrou André Araujo, o Brasil chegou a fase final da Série C, mas nos últimos anos a competição terminava em uma disputa de octogonal com pontos corridos, e, por isso, não teve uma partida, em específico, no Bento Freitas, que pudesse decidir ou encaminhar o acesso.

Diferente do que acontece agora. - Ao contrário das outras vezes, esse ano nós podemos fazer a diferença em casa. Então, por isso, acho que é o momento do torcedor se fazer presente, entrar nesse mesmo espírito que nós todos aqui, direção, gerência de futebol, comissão técnica, jogadores, estamos vivendo, que é o espírito de decisão, com vontade de vencer e fazer história – concluiu Araujo.

O jogo do próximo domingo será o primeiro disputado entre Brasil e América/MG em todos os tempos.

Assim como em 1985, contra o Flamengo/RJ, a partida é válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, e encaminha a classificação às semifinais da competição.

A diferença da fase atual é que esta vaga significa o acesso à Série B. Mas, em termos de importância, assim como foi contra o time de Zico e Cia, a partida de domingo, no Bento Freitas, pode entrar para história do GE Brasil.

Para conhecer mais da campanha Xavante no Brasileiro de 1985, acesse o hotsite Máquina Xavante (http://www.maquinaxavante.com.br/)

Colaboraram com a matéria: Marcelo Barboza e Izan Müller, do portal colecionadorxavante.com FOTO: Equipe do GE Brasil em 1985.