.

sábado, 18 de abril de 2009

:: Os pérfidos pauteiros ::

Nos anos 70, estava em Brasilia, no exercicio jornalístico e comandava a política o gen.Golbery do Couto e Silva, homem muito inteligente e ao mesmo tempo poderoso. Com o poder de Ministro da Casa Civil comandava a mídia e duas vezes senti isso ao vivo.

Golbery incomodava-se com as pautas que falavam de fome, miséria,pobreza, salariomínimo no Brasil e ao ser indagado por nós, num átimo antes de entrar no elevador do Planalto disse: Porque não me perguntam sobre Anistia?

Foi o que bastou para a mídia discutir esse tema esquecendo os demais. Noutra, estava chegando ao Senado e entre abrir e fechar a porta do elevador repetiu : Porque não me perguntam sobre pluripartidarismo ? Mais uma vez ficamos discutindo isso esquecendo outras pautas perturbadoraspara o Governo.
Dou apenas uma idéia do quanto fazem os pauteiros pérfidos nos dias atuais.
Os gaúchos e talvez mais três ou quatro estados brasileiros, estão submetidos a esta coisa pérfida.Aqui, não temos apenas a ação deletéria jornalística da rede Globo, também estamos submetidos a RBS - que está na dela exercendo este poder- que nos diz o que devemos fazer, no que pensar.

Culpa da RBS ? Não! Culpa da sociedade que tem preguiça de pensar e que consome o que lhe dão. E pior, a mídia em geral é pautada pelos veículos da RBS, quando deveriam bater nas suas pautas ao invés de andar a reboque dos pauteiros pérfidos,que estão no Ministerio Público, na Assembléia Legislativa, no Partido dos Trabalhadores ( que faz a dele na briga pelo voto), na Policia Federal, na oposição aos governos de Porto Alegre e do Estado.Estas fontes manipulam sim a mídia, oferecendo pautas que se alinham ao espetáculo hollywodiano da notícia.Dão aos fortes a preferência e sabem que os demais vão seguir a pauta,porque não tem como evitar.O que deveriam fazer as demais redes é mostrar todos os lados desta pauta, os interesses por tras ela,se medo de apontar aos telespectadores, ouvintes e leitores versão suficientemente farta para o julgamento popular. Não se pode pensar pelo ouvinte, leitor ou telespectador, mas é isto que fazemos.
Posso ir longe nesta análise, mas é quase impossível,hoje, lutar contra isso.
No entanto, não perco a Esperança, porque se a maioria das pessoas vê televisão e a Globo com suas afiliadas, muitos abandonaram o rádio e os jornais.
Entretanto, estas pessoas precisam ser reconquistadas pelas mídias recusadas. Vejo, ouço, leio tudo sobre Política e os políticos tem o pior percentual de receptividade na população. Portanto, não devo assombrar-me quando caem os índices da mídia.
Enquanto os pérfidos manipularem a mídia será assim e um dia eles também pagarão, embora pelo caminho fiquem vítimas inocentes.
Por exemplo,A Verdade.