.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

:: Apropriação indevida ::

Leio que o prefeito Jairo Jorge(PT) e o senador Zambiasi(PTB) pretendem um Memorial para Alberto Pasqualini em Canoas.

Alberto Pasqualini não nasceu em Canoas, não teve vida pública ali e mais, o trabalhismo de Pasqualini não se encaixa na filosofia petista.Quanto ao PTB de Zambiasi, passa ao largo de Pasqualini, pois, é resultado da apropriação indébita de Golbery do Couto e Silva, para Ivete Vargas,tomado das mãos de Leonel Brizola.

Mas, o papel aceita tudo.
Estes partidos que se dizem pasqualinistas deveriam ler mais a obra do senador, para não envergonharem Pasqualini.
Se querem fazer a coisa certa convidem os pedetistas para acompanhar o projeto e respeitem com honra á mensagem de Alberto Pasqualini.
MAIS SOBRE ELE
Filho de imigrantes italianos nascido em Ivorá no dia 23/09/1901,
Alberto Pasqualini contribuiu decisivamente para a formação do ideário trabalhista. Inconformado com as condições de vida do povo, enfrentou corajosamente as forças conservadoras, ao denunciar a marginalização dos trabalhadores rurais, a falta de oportunidades para os jovens empurrando-os para os caminhos da delinqüência, a exploração do trabalho, a miséria e a exclusão social.
Em discurso pronunciado em 1951, no Senado diz:
"Há quem pense que o desenvolvimento econômico deve ser realizado através de uma distribuição cada vez mais desigual da renda e da riqueza nacional. Julgam que se deve empobrecer cada vez mais os pobres, concentrando o dinheiro nas mãos de poucos para que estes possam, então, realizar uma série de iniciativas e empreendimentos. Não sei se há ainda hoje quem tenha coragem de enunciar francamente essa teoria cruel. Mas se não existe o ânimo de professá-la, existe pelo menos, a coragem de praticá-la."
UM REFORMADOR
Convencido "da importância do papel do Estado na esfera econômica, quer para superar as deficiências da iniciativa privada, quer para corrigir sua anomalias", Alberto Pasqualini propôs a reforma agrária, defendeu a criação de colônias agrícolas, o cooperativismo e a concessão de créditos aos pequenos agricultores e "a todos aqueles que desejem realizar empreendimentos úteis à coletividade", o direito à moradia, condenando, dentro dos princípios do cristianismo, o dinheiro como meio de opressão, de especulação e de exploração.
RECADO AOS PARTIDOS
Democrata convicto, Pasqualini impulsiona o movimento trabalhista para uma nova concepção da política, frisando que "um partido deve ter um programa, uma orientação e uma ética.", além de ser "um instrumento de mobilização social, de difusão de idéias e de educação do povo".