.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

:: A força da Devoção XAVANTE ::

Ninguém desconhece a força do Brasil de Pelotas, por destino chamado de Xavante e seus torcedores rubro negros são os xavantes, a xavantada. É o clube de maior e mais fiel torcida do Interior do Estado, espalhados pelo País. Sua torcida organizada, que é na verdade uma super charanga, Garra Xavante é de tal modo empolgante que já prestou serviços a outras causas - O Grêmio a contratou certa vez. A própria torcida ajudou o Grêmio em Pelotas, quando perdeu mando de campo e lá foi jogar no campeonato em que caiu para a Série B.
O Brasil de Pelotas foi fundado em 1911, no dia 7 de setembro. Campeão gaúcho em 1919, tendo representado o RS numa competição nacional no Rio.
Próximo de festejar o seu Centenário o time pelotense tem característica guerreira e suas cores contrariam a data da fundação.
Foi criado por um grupo de jovens que o queria verde e amarelo.Porém, um lusitano comerciante e diretor do Clube Diamantinos, exigiu, para doar o fardamento, que fosse rubro negro, as côres do Diamantinos. A rapaziada aceitou, esperando logo ter dinheiro para comprar outro verde e amarelo.Não deu certo.
As cores deram certo e representam bem o Brasil, o preto da morte, o vermelho do sangue, da vida. E diz o hino," são tuas cores o nosso sangue a nossa raça."

Tem na sua história grandes feitos.Duas excurções pelas Americas e uma delas verdadeira Odisséia, cumprindo jogos e viajando em carroças e lombo de burro pelos Andes.
A grande campanha do Campeonato Brasileiro foi em 1985, sob o comando de Valmir Louruz, depois de Luis Felipe Scolari ter levado o time aos 16º lugar no ano anterior e a um vice estadual.
Hoje, o Brasil já está classificado para o campeonato da Série C, mas segue na disputa desta série este ano. A campanha é boa e alimenta o sonho de chegar a série B, em 2009.
Não duvidem!
E o compromisso de todo o xavante é multiplicar a Devoção que sentem pelas cores.No meu caso, sem filhos homens, mas com as filhas torcedoras do Brasil, cooptei meu neto do pai gremista e o fiz Xavante como comprovo na foto.
Lucas, 5 anos é Xavante, já foi a jogo do Brasil e quando vê na TV logo grita-me chamando para ...ver o nosso Brasil vô.
Agora quer uma camisa nova, porque aquela está pequena nele. Este é um momento importante, o time está ganhando e reforça sua paixão, que um dia será como milhares, devoto do Xavante.
Hoje, somos tantos pelo Brasil que nos obrigamos a reuni-los em Movimentos.
Aqui em Porto Alegre mensalmente comem churrasco juntos na Onda Xavante, na Serra com a Xa Serra, em Santa Catarina com a XASC, no Paraná em Cascavel com a Xapa, em São Paulo com a Xampa. Organizados, acompanham o time onde for possível e o País está conhecendo este fenômeno que se alimenta de Devoção.
O Flamengo é Paixão. como o são Corinthians e Atletico Mineiro, mas Devoção, só os xavante tem.
Um, dia um jornalista torcedor do Pelotas, ao ver o resultado da revolta dos torcedores do Brasil num Brapel, no estadio do rival, disse que eram como uma horda de xavantes.
Era uma ofensa.Virou uma devoção.