.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

:: Zagueiro ( gaúcho) não ganha Belfort Duarte ::

Minha geração ouviu Moisés, zagueiro do Vasco ( teria sido ele) dizer:
" zagueiro que se preza não ganha Belfort Duarte."
Marcados por serem times fortes na marcação
O prêmio está de volta e conheça a história de Belfort Duarte e quem está na frente na disputa.
Imagine a cena.
Seu time do coração está jogando, e o zagueiro dessa equipe comete um pênalti. O árbitro não vê, e a partida segue. Mas o próprio jogador vai lá e avisa ao juiz que ele errou. Pois é. Quase impossível de se imaginar nos tempos de hoje. Mas no início do século 20 havia um atleta capaz desse gesto nobre: o maranhense João Evangelista Belfort Duarte.

Não foi à toa que o ex-jogador acabou homenageado tendo o nome emprestado a um prêmio que celebra a disciplina. Belfort Duarte, na verdade, acabou pioneiro em várias frentes. Mais importante do que fazia com a bola nos pés eram seus gestos e iniciativas. Sem ele, talvez a indisciplina tivesse tomado conta dos campos mais cedo do que se possa imaginar.
Os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A contam agora com uma motivação a mais: conquistar o Prêmio Belfort Duarte, destinado ao atleta mais disciplinado do principal torneio de futebol do país.
A tradicional premiação é relançada em uma iniciativa do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e da CBF. E um atacante sai na frente na disputa:
Henrique Dias, jogador do Coritiba. Em sete jogos pelo atual campeão paranaense no Brasileirão-2008, o atacante não recebeu um cartão sequer e cometeu apenas uma falta. Pelos critério do prêmio, Henrique Dias tem 0,07 ponto.Outros dois atacantes vêm em seguida na lista dos mais disciplinados. Em segundo lugar, está Ricardinho, que fez apenas três faltas em 12 jogos pelo Vitória (0,13 ponto). Mesmo número de Lima, que disputou uma partida a menos pelo Santos (0,14 ponto). Em quarto lugar está o meia Kleberson (Flamengo), com duas faltas em sete jogos (0,14), seguido pelo atacante Éder Luís (São Paulo) - quatro infrações em dez partidas (0,20).

AS REGRAS
Pela regra do Belfort Duarte, que homenageia um símbolo da educação nos gramados, a cada falta cometida, o jogador perderá meio ponto na classificação. Se receber cartão amarelo, dois pontos. O cartão vermelho é eliminatório. O jogador que for expulso, perde cinco pontos e fica fora da disputa. A pontuação final será o resultado da divisão do total de pontos pelo número de jogos disputados. Quanto menor o número de pontos, melhor para o concorrente.Para concorrer, o atleta terá que ter participado de pelo menos metade das partidas do seu time no Brasileirão até aquele momento.