.

sábado, 24 de maio de 2008

:: Jardel está chegando::




Deve ser nesta semana que entra.
Jardel, vem recuperar-se fisica e atleticamente na Esef da Ufrgs, com uma equipe de muita qualidade.


Aos 34 anos, Jardel deve passar por avaliação como nunca na sua historia profissional e uma vez em forma oferecerá seus gols a quem contrata-lo.

A notícia está aí:
Jardel prepara volta ao futebol dentro de uma universidade
O centro avante Jardel, maior goleador na história do futebol português, um dos maiores atacantes da Europa, premiado mais de uma vez com a Chuteira de Ouro, voltou ao Brasil e está em Fortaleza junto com a esposa Tatiana Bezerra ( o casamento foi em junho de 2007).
Motivado pelo irmão Julio, o atleta vai trabalhar em Porto Alegre para recuperar a forma física e tecnica
Na capital cearense Jardel está treinando e sob regime alimentar para perda de peso ( está tres quilos acima do ideal). Já recebeu propostas de clubes brasileiros para voltar a jogar, a mais recente sondagem foi do Avaí de Santa Catarina, anteriormente foi contatado por clube do futebol maranhense.
Jardel, no entanto, prefere condicionar-se integralmente para voltar a jogar.

O PROGRAMA
O PAT Jardel, é um programa elaborado pela Faculdade Superior de Educação Física da Ufrgs,- ESEF através do Laboratório de Pesquisa do Exercício, LAPEX, laboratório dos mais modernos do Mundo e um dos 17 centros de excelência das Ciências do Esporte no Brasil, para avaliação e treinamento de atletas.
Ali sob a supervisão dos professores doutores da Esef / Lapex, Jardel – Mario Jardel Almeida Ribeiro , profissão centro avante, 34 anos, participará do Programa de Avaliação e Treinamento, denominado PAT Jardel.
O atleta terá a sua disposição todos os equipamentos do Lapex e a atenção permanente da equipe dirigida pelo professor doutor Adroaldo Gaia, com apoio dos professores Ronei Silveira Pinto e Marcelo Francisco Cardoso, todos com doutorado na Europa.
O Programa de Avaliação de Treinamento – PAT – Jardel terá a duração entre 6 e 8 semanas.
A administração do projeto está sendo feita fora da universidade pelo irmão do atleta, Julio Ribeiro, que reside em Porto Alegre e pelo profissional de marketing M.Taddeu Vargas, responsáveis pelos contatos.
http://www.patjardel.com.br/
Para conhecer mais e melhor o PAT Jardel foi desenvolvido site onde estão todas as informações disponibilizadas ao público e a mídia.O site mostra fotos da carreira de Jardel, noticias,enquete e contatos para os internautas.

A AVALIAÇÃO DO ATLETA
Será realizada no sentido de avaliar, diagnosticar a condição física do atleta e, também de verificar a sua composição corporal, para tomar decisões a partir das informações fidedignas e relevantes. Todo o planejamento do treino terá como referência a performance do atleta nos testes e parâmetros avaliados.
Seguindo esta proposta, três grandes áreas serão abordadas:
1ª Área Cineantropométrica, avaliando a composição corporal e seu fracionamento, peso muscular, peso de gorda, peso ósseo, peso residual, estimando o % de gordura e peso ideal através da avaliação da espessura das dobras cutâneas e da Bioimpedância. As medidas de circunferências, diâmetros, perímetros e a determinação do somatótipo.
2ª Área Cardiorespiratória avaliando a capacidade funcional referente ao sistema cardiorrespiratório e metabolica, onde verificaremos os limeares do Vo2máx , o píco de Vo2máx, a velocidade de corrida nos dois limiares e a frequência cardiaca correspondente. Além do metabolismo aeróbio, também, avaliaremos o metabolismo anaeróbio alático e lático utilizando a verificação das concentrações de lactato. A capacidade aeróbia será determinada diretamente através do teste de ergoespirometria (medida direta dos gases inspirados e expirados) em esteira rolante. A capacidade anaeróbia utilizaremos testes de laboratório (Wingate, plataforma de saltos) e testes de pista ou campo (RAST, saltos em comprimento, corridas por tempo e por distância).
3ª Área Neuromuscular, serão avaliadas as capacidades de velocidade de deslocamento, força máxima, de resistência e explosiva, a agilidade e habilidades específicas do futebol, a flexibilidade e o equilíbrio de forças musculares agonistas e antagonistas. Avaliados através de testes de laboratório, dinamometria isocinética, força em equipamentos de musculação, goniometria para avaliar a mobilidade articular e plataforma de saltos (saltos: contra-movimento, squat-jump e resistência de saltos).
Testes de pista, corridas em distâncias curtas (5x10x15x20m) corridas de vai-vem.

O TREINAMENTO DO ATLETA

O treino do atleta será elaborado com base nas respostas obtidas nos testes realizados nas 3 áreas.
Numa primeira etapa, após verificarmos as potencialidades e as deficiências do atleta iremos dar prioridade à recuperação dos pontos deficientes da sua condição física e composição corporal. Criando condições para trabalhos com cargas de maior intensidade e volume, principalmente, para atender a especificidade e exigências da modalidade, o futebol. Melhoria da condição aeróbia, da força muscular, da potência anaeróbia e da resistência de potência e da redução da gordura corporal.
Numa segunda etapa, será integrado o trabalho técnico junto as atividades de condicionamento físico. Trabalhos com bola, chutes, passes, cabeceio, exercícios de agilidade e habilidades com bola, sprints com bola, trabalho de saltos (pliometria) de força e resistência de membros inferiores e geral, intervalado, circuto-trainning.
Numa terceira etapa o atleta integrar-se a um treino técnico-tático, para aperfeiçoar a sua condição técnica em situação de jogo. Jogos coletivos, jogos reduzidos 2x2, 3x3, 4x4. Potencializando os aspectos de marcação, desmarcação e posicionamento, passes, chutes, antecipação e lançamentos. Também com a função de proporcionar ao atleta ritmo de jogo.

Telefones para contatos:
Julio Cesar Almeida Ribeiro
051-33819185 / 99622502
M Taddeu Vargas
051-30624464 / 051-81403104
MundoAqui Comunicação& Marketing
End. Rua Duque de Caxias, 1304/1605- Centro- Porto Alegre-RS- Brasil
CEP 90.010-281

Gol de Jardel.