.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

:: Jogador dodói ::







No estágio do futebol gaúcho, jogadores habilidosos , de fino trato com a bola ficam expostos as jogadas violentas e aí são machucados. Por isso adquirem fama de “ dodói” e não são.

Nenhuma surpresa nas lesões de Fernandão e Nilmar, como também não será se Roger estreiar no Grêmio e lesionar-se – ser lesionado, quero dizer.
Fernandão já sente-se contrariado quando começa o Gauchão e na primeira entrada forte reclama. Não surpreendam-se se numa destas reagir com violência e acabar expulso.

Com os nervos no limite seria uma reação normal.

Nilmar é frágil fisicamente, o que não quer dizer fraco. Não pode ser submetido a permanente confronto e entrechoques com os zagueiros e marcadores.Precisa tocar e sair da porrada,do choque. Como está jogando fica exposto também. Agora foi estiramento e para quem não está preparado para ser atleta e sim jogador de futebol, pode acontecer. Mantém a velocidade, a agilidade e por aí está a força do seu futebol. Basta coloca-lo no lugar certo.

Roger é habilidoso, tem um tipo físico mais robusto, mas os tornozelos e joelhos estão expostos. Por outro lado se for profissional fora de campo melhora a condição em campo. Mas estejam preparados vai tomar porrada e ficar de fora também.

Afinal, quem protege os talentos desta violência?
O preparador físico tenta isso dando-lhes fortaleza física, mas articulação, batidas e até certo cansaço muscular não pode ser previsto,nem a ressonância resolve.
O árbitro, deveria punir que bate, que insiste em repetir faltas.

Proteger os craques, aqueles que são artistas é dever do árbitro, o que nem sempre acontece. Vale também para os habilidosos dos times menores. Milar do Brasil é o melhor exemplo e fisicamente parecido com o Nilmar. Machuca-se pouco, mas tem capacidade de reação, sabe proteger-se e os zagueiros o respeitam por isso.

Nilmar não tem maldade, nem malícia. Ainda tem tempo para aprender.

Fernandão descuida-se dos tornozelos, mas sabe dar o troco.

Roger é irritadiço e perde a cabeça. Controle-se!