.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

:: Sonha Gordo ::



Sempre questiono-me sobre o Jornalismo Investigativo no Brasil em como seria se não houvessem as operações da Policia Federal e os vazamentos do Judiciário. Meu modelo são os repórteres do Watergate ( Carl Bernstein e Bob Woodward- Washington Post 1973 ,que derrubaram o Presidente Richard Nixon ( foto) e uns poucos no Brasil, da Folha de São Paulo de alguns sites de peito, como o videversus do Vitor Vieira. No mais, repetem os autos dos inquéritos policiais e ações de promotores e procuradores de Justiça.
Tenho comigo que os colegas "investigadores" vão até onde permitem os "donos" e estes não são os dos sindicatos recentemente" merecedores " da atenção do jornalismo investigativo pampeano.
Não entro no mérito das irregularidades apontadas e sim no gancho do tempo em que estes líderes sindicais estão no poder. Questiono que em entidades empresariais e sindicatos patronais também ficam os "senhores" por muito tempo. Estas entidades estariam livres da ação deletéria?
Por outro lado, soa no mínimo curioso, que no momento de discussão da legislação trabalhista , especialmente naquela parte que toca o imposto sindical surja a série de reportagens.
Reconheço a competência dos colegas e a independencia deles,mas vivo procurando por reportagens inquisitórias no andar de cima.
Afinal, um dos pilares do bom jornalismo não é ser igual para todos os lados, de baixo e de cima? Onde está essa pauta?
Desmoralizar o movimento sindical nesta hora é tudo o que a classe patronal quer.
Defendo o silêncio de falcatruas e irregularidades ? Não. Mas posso ter o direito de invocar mesma investigação nos sindicatos patronais, ou sujeira ( se tem) é só nos sindicatos dos trabalhadores ?
Minha vida tem sido desconfiar sempre de quem só vê um lado.
Os investigadores fuçam nos parlamentos e não fuçam nos outros poderes.
Os parlamentos não tem verbas publicitárias gordas e nem a capacidade de remexer processos trabalhistas ou civis. Estou dizendo que no Judiciário tem irregularidades ? Não.
Apenas tenho essa mania de pensar em voz alta.
Queria ver essa coragem toda denunciando devedores do ICMs, do Imposto de Renda, das empresas, que mandam dinheiro para paraísos fiscais, dirigentes que assediam moralmente seus funcionários, que transam influência com políticos e os que á serviço de governos ganham canais de radio e televisão descumprindo a legislação das concessões.
Sonha gordo!